Regulamento Copa Falcon GT

| 01 Sábado/mês 15:30hs |

REGULAMENTO TÉCNICO

T1. CHASSIS; Estão homologados todos os chassis utilizados pela UPAF e LPA. O comprimento do chassis é livre, desde que não exceda os limites da carroceria. Não serão permitidas mudanças na estrutura do chassis, apenas ajustes e regulagens.
Observação : Chassi Delta 1 somente o com a lingueta reta. Chassi B52 somente o com a terceira vareta central.

T2. RELAÇÃO COROA E PINHÃO; Relação Pitch 64, sendo a coroa do modelo tradicional (Proslot ou similar), reta, facilmente encontradas nos balcões das lojas. Será permitido o balanceamento, através de pequenos furos na coroa. Não será permitido retificar a coroa e colá-la no eixo. O eixo será maciço de 3/32 ”. O pinhão permitido será do modelo ARP ou similar, sem nenhum tipo de retrabalho. Proibido rolamentos.

T3. BOLHA; A bolha homologada para o campeonato 2018 é a BMW 1/24 DA Proparts. O nome do piloto deverá estar escrito em lugar visível na bolha.

T4. PNEUS; O pneu homologado para esse campeonato é o ALPHA Wonder. Somente poderão ser utilizados pneus comprados e lacrados pela GT. Os pneus, desde que, lacrados, poderão ser substituídos conforme necessidade ou estratégia. Permitido balanceamento dos pneus.
Obs : Não há necessidade de comprar pneus toda corrida, ou seja, os pneus poderão ser utilizados em várias etapas, desde que, lacrados pela GT.

T5. MOTOR; Motor Falcon adquirido na GT, com gravação do nome do piloto e numeração de série.
O motor não poderá ser desgastado para melhor acomodação no berço do motor.

T6. PESO E MEDIDAS; O peso mínimo no ato da vistoria inicial será de 71g, com tolerância de 0,3g para a vistoria ao final da corrida.
Como está liberada a substituição de pneus durante a troca de fendas, não haverá vistoria da altura mínima do carro com relação a pista.
O comprimento do chassis é livre, desde que não altere as características técnicas, e não ultrapasse as dimensões da carroceria.
Bitola máxima de 82,6mm

REGULAMENTO DESPORTIVO

D1. O CAMPEONATO; O campeonato será disputado em dez etapas, sendo duas dessas etapas, descarte.
A pontuação será de 20 pontos para o primeiro colocado, 19 pontos para o segundo colocado, 18 pontos para o terceiro colocado, e assim sucessivamente. A partir do vigésimo colocado, todos recebem 1 ponto.
Todo warm up oficial terá pontuação extra, conforme anúncio, e a critério da direção de provas.
A última etapa terá pontuação dobrada.
No caso de três baterias, o vencedor da bateria B terá uma bonificação de 1 ponto no campeonato, já na bateria C o vencedor soma 2 pontos e o segundo colocado soma um ponto extra no campeonato.
No caso de mais de três baterias, todos os vencedores das baterias, com exceção da bateria A, somam um ponto extra no campeonato.

D2. DIAS E HORÁRIOS; As etapas acontecerão aos sábados, conforme calendário divulgado.
A loja estará aberta a partir das 11 horas, e o desligamento da pista para início da TOMADA DE TEMPO será às 15 horas.
As fendas serão desligadas na medida em que forem completando 200 voltas.
A partir das 14:30 horas todas as fendas permanecerão ligadas. Nesse horário também estará aberta a vistoria.
A ordem da tomada de tempo será definida conforme a ordem de entrega

dos carros para vistoria, ou seja, o primeiro piloto a entregar o carro para vistoria será o último a tomar tempo e assim sucessivamente.
Cada piloto será responsável pela própria vistoria inicial, e também por colocar o seu nome na lista de carros vistoriados. Após esse processo, o carro estará retido pela direção de provas.
A vistoria fecha às 15 horas. Caso o piloto não entregue o carro até esse horário limite, perderá direito a fazer a TOMADA DE TEMPO.

D3. TOMADA DE TEMPO ; As baterias serão montadas na sequência do melhor para o pior tempo de volta.

A tomada de tempo seguirá a seguinte ordem :
1ª Etapa – Fenda Vermelha
2ª Etapa – Fenda Branca
3ª Etapa – Fenda Verde
4ª Etapa – Fenda Laranja
5ª Etapa – Fenda azul
6ª Etapa – Fenda Amarela
7ª Etapa – Fenda Vermelha
8ª Etapa – Fenda Branca
9ª Etapa – Fenda Verde
10ª Etapa – Fenda Laranja

O tempo para tomada de tempo será de 15 segundos

As baterias serão montadas da seguinte forma :

1º Tempo – Fenda Laranja
2º Tempo – Fenda Branca
3º Tempo – Fenda Vermelha
4º Tempo – Fenda Verde
5º Tempo – Fenda Azul
6º Tempo – Fenda Amarela
7º Tempo – Deck

D4. TEMPO DE CORRIDA; Não haverá warm up antes das corridas. Os carros deverão ir para o grid diretamente após a tomada de tempo, sem nenhum tipo de manutenção. As baterias serão disputadas em 3 minutos por fenda, com 2 minutos de intervalo.

D5. VISTORIA (FINAL); Após a corrida serão vistoriados os três primeiros colocados da corrida, além do vencedor da bateria B, e também o primeiro e segundo colocado da bateria C, ou a critério da direção de provas.
Será conferido o peso, bitola, lacre dos pneus, lacre do chassi e motor.
No caso de peso abaixo do regulamento, bitola irregular, falta de lacre nos pneus, chassi ou motor, o piloto perde 3 posições no grid.

D6. BOX E MANUTENÇÕES; O serviço de Box durante o intervalo de troca de fendas está liberado.
Chassi, motor e bolha não podem ser substituídos.

D7. PREMIAÇÃO; Os três primeiros colocados do campeonato receberão troféus ou medalhas.

D8. PUNIÇÕES; Segue relação com alguns dos atos mais comuns que encontramos nas corridas e que serão cabíveis de punição :

– Recusar-se a recolocar
– Não estar no seu ponto de recolocação, quando a pista for religada
– Imprudência ou displicência ao recolocar, ou pilotar.
– Xingamentos
– Irregularidades com o carro.

As punições vão desde uma advertência verbal, perda de voltas, e por último a desclassificação.

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