Regulamento Copa dos Campeões
| 29/30 de setembro 2018 |
REGULAMENTO TÉCNICO
T1. CHASSIS;
Estão homologados todos os chassis utilizados pela UPAF e LPA. O comprimento do chassi é livre, desde que não exceda os limites da carroceria e do próprio chassi. Não serão permitidas mudanças na estrutura do chassi, apenas ajustes e regulagens, ou seja, não se pode eliminar ou substituir qualquer um de seus componentes.
Atenção : Chassis Delta 1 somente com a lingueta reta. Chassi B52 mod. 2011 tem que ter a terceira vareta central.
T2. COROA, PINHÃO E EIXO;
Relação Pitch 64, sendo a coroa do modelo tradicional (Proslot ou similar), reta, facilmente encontrada nos balcões das lojas. Será permitido o balanceamento, através de pequenos furos na coroa. Não será permitido retificar a coroa e colá-la no eixo. O eixo deverá ser maciço na medida 3/32”. O pinhão permitido será , EM AÇO, do modelo ARP ou similar.
T3. BOLHA;
A bolha homologada para as duas categorias (FALCON e FK/B52) será a BMW Turismo da PROPARTS.
O nome do piloto deverá estar escrito em lugar visível na bolha, e os vidros dianteiros e laterais deverão estar totalmente sem pintura. O spoiler dianteiro deverá ser mantido. Mediante classificação, em qualquer uma das fases, será permitido a substituição de bolha.
T4. PNEUS;
O pneu homologado é o Alpha Wonder. Somente poderão ser utilizados pneus lacrados pela GT para os dias do evento. Não há limites para aquisição de pneus. Os pneus, desde que, lacrados, poderão ser substituídos a qualquer momento durante a corrida, desde que, os carros estejam liberados pela direção de provas. Será permitido balanceamento dos pneus. Os pneus para as três categorias serão entregues a partir de sexta-feira (28/9).
T5. MOTOR;
CATEGORIA FK/B52 (FK NINJA) :
Set Up do motor FK da Proslot, com induzido B52.
Serão permitidos trabalhos de preparação como retifica de coletor, balanceamento, avanço, substituição de carvões e molas, regulagem de GAP, colagem e solda das buchas.
Proibido substituir os imãs, rolamentos, rabicho e alterar as características técnicas do induzido. A caixa do motor poderá ser cortada na parte superior e inferior, conforme modelo disponível na loja. Se necessário enviaremos foto do motor.
Os três primeiros colocados dessa categoria terão os motores da final abertos para vistoria e validação. Serão conferidos, entre outras coisas, a indutância, resistência ôhmica e carga dos imãs, e as medidas de comprimento do blanc e diâmetro do induzido.
Para cada fase da competição o piloto terá direito a lacrar dois motores, que poderão ser utilizados a qualquer momento durante a determinada fase da competição.
CATEGORIA FALCON :
Motor FALCON B52, COM ROLAMENTOS, fornecido pela GT, mediante sorteio.
Cada piloto terá direito a adquirir até 4 motores, para uso individual.
Não será permitido nenhum tipo de retrabalho, exceto amaciamento.
Proibido desgastar a caixa do motor para melhor acomodação junto ao eixo do carro.
Os motores poderão ser utilizados em qualquer fase do torneio.
T6. PESO E MEDIDAS;
O peso mínimo no ato da vistoria inicial será:
– Categoria FALCON – 73g
– Categoria FK/B52 – 71g
Em ambas as categorias será admissível a perda de até 0,3g para a vistoria ao final da corrida. A punição para quem terminar a corrida abaixo desse peso será de cinco voltas por 0,1 g que estiverem abaixo dessa tolerância.
A altura mínima do carro com relação à pista será livre.
Bitola máxima de 82,6mm (Vale o gabarito oficial). Caso haja divergência na vistoria final, o diretor de provas poderá retirar as folgas, desde que, verificado que o pneu se soltou durante a corrida. Caso persista a irregularidade, o piloto perderá 10 voltas.
T7. COMPONENTES DIVERSOS
O guia a ser utilizado será de livre procedência, desde que, comercializado em lojas do brasil.
As buchas poderão ser de livre procedência, sendo vetado o uso de rolamentos no eixo traseiro.
REGULAMENTO DESPORTIVO
D1. INSCRIÇÃO E PREÇOS;
Inscrição para as duas categorias (sábado e domingo) R$150,00.
Inscrição por categoria R$85,00.
Valor da diária para treino livre durante a semana que antecede o evento R$30,00 (o dia) OBS: Não será cobrado treino no dia da corrida, pois esse valor já consta na inscrição.
Valor da camiseta do evento R$50,00 (tamanho P ao GG) . Tamanhos maiores R$60,00
Os pneus serão vendidos por R$65,00 o par, e poderão ser utilizados nas três categorias do evento.
Os motores FALCON (com rolamentos) serão fornecidos a R$95,00. Cada piloto terá direito a até 4 motores.
Aceitamos cartões de crédito e débito (Parcelamentos somente com juros do cartão)
D2. DIAS E HORÁRIOS;
TREINOS:
Terça-feira (25/9) – Loja aberta das 14h às 22h. Pista livre para treino.
Quarta-feira (26/9) – Loja aberta das 14h às 22h. Pista livre para treino.
Quinta-feira (27/9) – Loja aberta das 14h às 22h. Pista livre para treino.
Sexta-feira (28/9) – Loja aberta das 8h às 22h. Pista livre para treino. Só será permitido treino com a bolha do evento (BMW Proparts).
Na sexta-feira serão liberados os pneus que poderão ser utilizados nos dois dias do evento.
Também na sexta-feira, após às 10 horas, começarão a ser distribuídos os motores Falcon. A distribuição será feita pelo diretor de provas.
CATEGORIA FALCON
Sábado (29/9) – Loja aberta a partir das 8 horas.
A vistoria será aberta às 9 horas.
Pista desliga às 10h, e os carros deverão estar vistoriados até às 10h20min.
O piloto que não entregar o carro até esse horário, não toma tempo e larga da barra zero. A segunda chance para entrega do carro para a vistoria será logo após a qualificação, ao chamado do diretor de provas.
Após o término da corrida a pista será desligada e a loja fechada.
CATEGORIA FK/B52
Domingo (30/9) – Loja aberta a partir das 8 horas.
A vistoria será aberta às 9 horas.
Pista desliga às 10h, e os carros deverão estar vistoriados até às 10h20min.
O piloto que não entregar o carro até esse horário, não toma tempo e larga da barra zero. A segunda chance para entrega do carro para a vistoria será logo após a qualificação, ao chamado do diretor de provas.
D3. TOMADA DE TEMPO E MONTAGEM DAS BATERIAS;
A qualificação será realizada na pista laranja, com tempo de 30 segundos.
As baterias serão montadas seguindo o padrão utilizado em campeonatos brasileiros, (ABCDDCBA).
De 1 a 7 pilotos: Apenas uma final, podendo ter deck.
Com 8 pilotos: Os 2 primeiros da qualificação vão direto para a final, enquanto os outros 6 pilotos disputam uma semifinal para classificar os 4 primeiros e fazer a final.
Com 9 pilotos: Os 3 primeiros da qualificação vão direto para a final, enquanto os outros 6 pilotos disputam uma semifinal para classificar os 3 primeiros e fazer a final.
De 10 a 14 pilotos: Serão disputadas 2 semifinais, podendo ter deck, onde classificam-se os 3 melhores que formarão os seis finalistas que disputaram o título.
Com 15 pilotos: Os 9 primeiros da qualificação vão direto para a semifinal, enquanto os demais pilotos disputam 1 quartas de final, onde se classificam os 3 melhores da bateria, em seguida os 12 pilotos classificados disputaram 2 semifinais, onde os 3 primeiros de cada bateria formarão os seis finalistas que disputarão o título.
De 16 a 18 pilotos: Os 12 piores tempos da qualificação disputaram 2 quartas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 12 pilotos que disputaram as semifinais, onde os 3 primeiros de cada bateria formarão os seis finalistas que disputarão o título.
De 19 a 21 pilotos: Os 18 piores tempos da qualificação disputaram 3 quartas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 12 pilotos que disputaram as semifinais, onde os 3 primeiros de cada bateria formarão os seis finalistas que disputaram o título.
De 22 a 24 pilotos: Todos disputaram 4 quartas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 12 pilotos que disputaram as semifinais, onde os 3 primeiros de cada bateria formarão os seis finalistas que disputarão o título.
De 25 a 27 pilotos: Os 6 piores tempos da qualificação disput disputaram arão 1 oitava de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 24 pilotos que disputaram 4 quartas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 12 pilotos que disputaram as semifinais, onde os 3 primeiros de cada bateria formarão os seis finalistas que disputarão o título.
De 28 a 30 pilotos: Os 12 piores tempos da qualificação disputaram 2 oitavas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 24 pilotos que disputaram 4 quartas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 12 pilotos que disputaram as semifinais, onde os 3 primeiros de cada bateria formarão os seis finalistas que disputarão o título.
De 31 a 33 pilotos: Os 18 piores tempos da qualificação disputaram 3 oitavas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 24 pilotos que disputaram 4 quartas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 12 pilotos que disputaram as semifinais, onde os 3 primeiros de cada bateria formarão os seis finalistas que disputarão o título.
De 34 a 36 pilotos: Os 24 piores tempos da qualificação disputaram 4 oitavas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 24 pilotos que disputaram 4 quartas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 12 pilotos que disputaram as semifinais, onde os 3 primeiros de cada bateria formarão os seis finalistas que disputarão o título.
De 37 a 39 pilotos: Os 30 piores tempos da qualificação disputaram 5 oitavas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 24 pilotos que disputaram 4 quartas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 12 pilotos que disputarão as semifinais, onde os 3 primeiros de cada bateria formarão os seis finalistas que disputarão o título.
De 40 a 42 pilotos: Os 36 piores tempos da qualificação disputaram 6 oitavas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 24 pilotos que disputaram 4 quartas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 12 pilotos que disputarão as semifinais, onde os 3 primeiros de cada bateria formarão os seis finalistas que disputarão o título.
De 43 a 45 pilotos: Os 42 piores tempos da qualificação disputaram 7 oitavas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 24 pilotos que disputaram 4 quartas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 12 pilotos que disputarão as semifinais, onde os 3 primeiros de cada bateria formarão os seis finalistas que disputarão o título.
De 46 a 48 pilotos: Todos disputarão 8 oitavas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 24 pilotos que disputaram 4 quartas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 12 pilotos que disputarão as semifinais, onde os 3 primeiros de cada bateria formarão os seis finalistas que disputarão o título.
De 49 a 51 pilotos: Os 6 piores tempos da qualificação disputaram 1 repescagem classificando os primeiros de cada bateria para que tenham 48 pilotos que disputaram 8 oitavas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 24 pilotos que disputaram 4 quartas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 12 pilotos que disputarão as semifinais, onde os 3 primeiros de cada bateria formarão os seis finalistas que disputarão o título.
De 52 a 54 pilotos: Os 12 piores tempos da qualificação disputaram 2 repescagens classificando os primeiros de cada bateria para que tenham 48 pilotos que disputaram 8 oitavas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 24 pilotos que disputaram 4 quartas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 12 pilotos que disputarão as semifinais, onde os 3 primeiros de cada bateria formarão os seis finalistas que disputarão o título.
De 55 a 57 pilotos: Os 18 piores tempos da qualificação disputaram 3 repescagens classificando os primeiros de cada bateria para que tenham 48 pilotos que disputaram 8 oitavas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 24 pilotos que disputaram 4 quartas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 12 pilotos que disputarão as semifinais, onde os 3 primeiros de cada bateria formarão os seis finalistas que disputarão o título.
De 58 a 60 pilotos: Os 24 piores tempos da qualificação disputaram 4 repescagens classificando os primeiros de cada bateria para que tenham 48 pilotos que disputaram 8 oitavas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 24 pilotos que disputaram 4 quartas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 12 pilotos que disputarão as semifinais, onde os 3 primeiros de cada bateria formarão os seis finalistas que disputarão o título.
De 61 a 63 pilotos: Os 30 piores tempos da qualificação disputaram 5 repescagens classificando os primeiros de cada bateria para que tenham 48 pilotos que disputaram 8 oitavas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 24 pilotos que disputaram 4 quartas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 12 pilotos que disputarão as semifinais, onde os 3 primeiros de cada bateria formarão os seis finalistas que disputarão o título.
De 64 a 66 pilotos: Os 36 piores tempos da qualificação disputaram 6 repescagens classificando os primeiros de cada bateria para que tenham 48 pilotos que disputaram 8 oitavas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 24 pilotos que disputaram 4 quartas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 12 pilotos que disputarão as semifinais, onde os 3 primeiros de cada bateria formarão os seis finalistas que disputarão o título.
De 67 a 69 pilotos: Os 42 piores tempos da qualificação disputaram 7 repescagens classificando os primeiros de cada bateria para que tenham 48 pilotos que disputaram 8 oitavas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 24 pilotos que disputaram 4 quartas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 12 pilotos que disputarão as semifinais, onde os 3 primeiros de cada bateria formarão os seis finalistas que disputarão o título.
De 70 a 72 pilotos: Os 48 piores tempos da qualificação disputaram 8 repescagens classificando os primeiros de cada bateria para que tenham 48 pilotos que disputaram 8 oitavas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 24 pilotos que disputaram 4 quartas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 12 pilotos que disputarão as semifinais, onde os 3 primeiros de cada bateria formarão os seis finalistas que disputarão o título.
De 73 a 75 pilotos: Os 54 piores tempos da qualificação disputaram 9 repescagens classificando os primeiros de cada bateria para que tenham 48 pilotos que disputaram 8 oitavas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 24 pilotos que disputaram 4 quartas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 12 pilotos que disputarão as semifinais, onde os 3 primeiros de cada bateria formarão os seis finalistas que disputarão o título.
De 76 a 78 pilotos: Os 60 piores tempos da qualificação disputaram 10 repescagens classificando os primeiros de cada bateria para que tenham 48 pilotos que disputaram 8 oitavas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 24 pilotos que disputaram 4 quartas de finais classificando os primeiros de cada bateria até que se tenham 12 pilotos que disputarão as semifinais, onde os 3 primeiros de cada bateria formarão os seis finalistas que disputarão o título.
A montagem das baterias seguirá a seguinte ordem, 1º tempo (Fenda laranja), 2º tempo (Fenda branca), 3º tempo (Fenda vermelha), 4º tempo (Fenda verde), 5º tempo (Fenda azul), 6º tempo (Fenda amarela). O grid será montado conforme demarcações na pista.
D4. TEMPO DE CORRIDA;
Não haverá WARM-UP em nenhuma das etapas.
Até 48 pilotos inscritos:
As oitavas de final serão disputadas com o tempo de 120 segundos por 60 segundos de intervalo.
A partir da fase quartas de final as baterias serão disputadas com o tempo de 180 segundos por fenda, e 120 segundos de intervalo.
Acima de 48 pilotos inscritos:
A fase de repescagem, oitavas de final, e quartas de final serão disputadas com o tempo de 120 segundos por 60 segundos de intervalo.
A partir da fase semi final as baterias serão disputadas com o tempo de 180 segundos por fenda, e 120 segundos de intervalo.
O intervalo entre as fases classificatórias será de 20 minutos, caso o piloto não entregue o carro nesse período será penalizado em 10 voltas e terá no máximo mais 5 minutos para entregar, após esse tempo estará eliminado. Pista ligada nesse período, mas apenas para utilização dos classificados para a fase seguinte.
D5. VISTORIAS;
Ao final da corrida os motores da final dos três primeiros colocados da categoria FK/B52 serão abertos e vistoriados.
Um carro poderá ser vistoriado a qualquer momento durante a prova. No caso de ser encontrada irregularidade, o piloto poderá ser desclassificado, ou então deverá realizar os devidos reparos com a pista ligada.
O piloto deverá acompanhar as vistorias.
D6. BOX E MANUTENÇÕES;
O serviço de Box durante o intervalo está liberado, inclusive a substituição de motor. Bolha não pode ser substituída durante a bateria ou intervalo.
Durante a corrida o carro somente deverá ser retirado da pista e reposto na área demarcada, ou pelo próprio piloto na reta principal.
D7. PREMIAÇÃO;
Todos os pilotos classificados para a final serão premiados.
D8. PUNIÇÕES;
Segue relação com alguns dos atos mais comuns que encontramos nas corridas e que serão cabíveis de punição :
– Recolocador não estar no seu ponto de recolocação quando a pista for religada, ou falando ao celular, comendo, bebendo, ou desatento de uma forma geral.
– Xingamentos ou discussões do piloto com o recolocador ou direção de provas.
– Piloto bater com a mão ou com o próprio carro em outro carro quando estiver recolocando o seu carro na pista.
– Carro que estiver em más condições, atrapalhando a corrida dos demais concorrentes, será advertido, e deverá ser retirado da pista e somente retornar depois de consertado.
– Carro sem faixa de pista deverá parar para colocar a faixa imediatamente após a indicação da direção de provas.
– Piloto gritar “Reta” sem que realmente seja reta.
Todas as punições vão desde uma advertência verbal, passando para a perda de voltas, e por último a desclassificação da prova.
Todas as punições serão julgadas e aplicadas pelo diretor de provas, conforme o peso do ato e as consequências aos demais concorrentes.
D9. CONSIDERAÇÕES
O controle e a supervisão do campeonato serão exercidos pela comissão organizadora, juntamente com a direção de provas, bem como todas as questões não previstas nesse regulamento. As decisões serão soberanas. Todo e qualquer resultado de uma prova somente será considerado oficial depois de aprovado pelo diretor de provas.

Adendo 01
Com relação aos campeonatos da GT, e principalmente para a Copa dos Campeões 2018, esse é o modelo de corte permitido para a caixa do motor FK, com induzido B52.
Permitido a substituição de molas, carvões e buchas.
Proibido a utilização de rolamentos.