Regulamento Copa dos Campeões

| 04/0506 Outubro 2019 |

REGULAMENTO TÉCNICO

T1. CHASSIS;

Estão homologados os chassis de arame, escala 1/24, das marcas Red Fox, TWP, Lynx, Alvo, Proparts, Delta, B52, que estejam a disposição para compra em lojas de Autorama, e que sejam produzidos em série no Brasil. O comprimento do chassi é livre, desde que não exceda os limites da carroceria e sem que haja uma descaraterização ou desconfiguração geral do chassi original. Serão permitidos ajustes e regulagens como, por exemplo, ajustes dos pintubes dentro da mesma bandeja, deslocamento das bandejas móveis em relação a posição original, reposicionar a lingueta e os mancais (Pillow block), porém, é expressamente proibido a retirada de qualquer peça da configuração original, bem como a instalação ou soldagem de qualquer peça ou componente que não seja original do chassi.
O chassi vistoriado e lacrado não poderá mais ser substituído.

T2. COROA, PINHÃO E EIXO;

A relação coroa x pinhão deverá ser em Pitch 64. Não será permitido retificar a coroa e colá-la no eixo. O eixo deverá ser
maciço na medida 3/32”. As coroas e pinhões poderão ser dos modelos retos ou em ângulo.

T3. BOLHA;

A bolha homologada para a categoria Falcon (Sorteado e Endurance) será a VECTRA Stock Car da marca ABCD.
A bolha homologada para a categoria FK NINJA será a CADILLAC da marca TWP.
O nome do piloto deverá estar escrito em lugar visível na bolha. Na bolha VECTRA os vidros dianteiro e laterais dianteiros
deverão estar totalmente sem pintura. O spoiler dianteiro deverá ser mantido. Na parte traseira a bolha poderá ser cortada
totalmente, porém, o aerofólio traseiro deverá ser mantido. Mediante classificação, em qualquer uma das fases, será
permitido a substituição de bolha.
Para a corrida ENDURANCE não será permitido a substituição de bolha.
T4. PNEUS;
O pneu homologado é o TWP Wonder. Durante o evento somente poderão ser utilizados pneus lacrados pela GT. Não há
limites para aquisição de pneus. Os pneus, desde que, lacrados, poderão ser substituídos a qualquer momento durante a
corrida, obviamente, desde que, os carros estejam liberados pela direção de provas. Os pneus para as três categorias serão
entregues a partir de sexta-feira (4/10).
T5. MOTOR;
CATEGORIA FK NINJA :
Set Up do motor FK da Proslot, com induzido B52, Red Fox ou Koford.
Serão permitidos trabalhos de preparação como retifica de coletor, balanceamento, avanço, substituição de carvões e molas,
regulagem de GAP, colagem e solda das buchas ou rolamentos.
Proibido substituir os imãs, instalação de rabicho, e alterar as características técnicas do induzido. A caixa do motor poderá
ser cortada, conforme modelo disponível na loja. Se necessário enviaremos foto do motor.
Cada piloto terá direito de lacrar até 4 motores e poderá utilizar em qualquer fase do campeonato. Atenção : Os lacres serão
feitos somente na vistoria inicial, antes da tomada de tempo.

CATEGORIA FALCON SORTEADO:

Motor FALCON B52 com rolamentos, fornecido pela GT, mediante sorteio.
Cada piloto terá direito a adquirir até 4 motores, para uso individual. Os motores começarão a serem distribuídos na sexta-feira (4/10).
Não será permitido nenhum tipo de retrabalho, exceto amaciamento.
Proibido desgastar a caixa do motor para melhor acomodação junto ao eixo do carro.
Cada piloto terá direito de lacrar até 4 motores e poderá utilizar em qualquer fase do campeonato. Atenção : Os lacres serão
feitos somente na vistoria inicial, antes da tomada de tempo.

CATEGORIA FALCON ENDURANCE:

Poderão ser utilizados os motores do evento lacrados para a categoria sprint, ou adquiridos novos motores, que serão lacrados no dia da corrida.
Cada equipe poderá utilizar quantos motores forem necessários, porém, a substituição deverá ser feita com a pista ligada.
Não será permitido nenhum tipo de retrabalho, exceto amaciamento.
Proibido desgastar a caixa do motor para melhor acomodação junto ao eixo do carro.

T6. PESO E MEDIDAS;

O peso mínimo no ato da vistoria inicial será:
– Categoria FALCON – 76g
– Categoria FK NINJA – 74g
Em ambas as categorias serão admissíveis a perda de até 0,3g para a vistoria ao final da corrida. A punição para quem
terminar a corrida abaixo desse peso será de 5 voltas por 0,1 g que estiverem abaixo dessa tolerância.
A altura mínima do carro com relação à pista será livre.
Bitola máxima de 82,6mm (Vale o gabarito oficial). Caso haja divergência na vistoria final, o diretor de provas poderá
retirar as folgas, desde que, verificado que o pneu se soltou durante a corrida. Caso persista a irregularidade o piloto perderá
10 voltas.

T7. COMPONENTES DIVERSOS

O guia a ser utilizado será de livre procedência, desde que, comercializado em lojas.
As buchas poderão ser de livre procedência, sendo vetado o uso de rolamentos no eixo traseiro.

REGULAMENTO DESPORTIVO

D1. INSCRIÇÃO E PREÇOS;

Valor da inscrição para a categoria FK NINJA (sexta-feira), incluindo um par de pneus = R$160,00

Valor da inscrição para a categoria FALCON SORTEADO (sábado), incluindo um motor e um par de pneus = R$240,00

Valor da inscrição, por piloto, para a categoria FALCON ENDURANCE (Domingo) = R$100,00

Valor da diária para treino livre durante a semana que antecede o evento será de R$50,00 (por piloto)

OBS: Não será
cobrado treino no dia da corrida, pois esse valor já consta na inscrição.
Os pneus serão vendidos por R$60,00 o par, e poderão ser utilizados nas três categorias do evento.
Os motores FALCON serão fornecidos a R$100,00 cada. Limite de 4 motores por piloto para a corrida de sábado.


D2. DIAS E HORÁRIOS;

CATEGORIA FK NINJA

A vistoria será aberta às 17 horas.
A pista será desligada às 18:20h, e a vistoria encerra às 18:45h.
O piloto que não entregar o carro até esse horário, não toma tempo e larga da barra zero. A segunda chance para entrega do carro para a vistoria será logo após a qualificação, ao chamado do diretor de provas.

CATEGORIA FALCON

A vistoria será aberta às 9 horas.
Pista desliga às 10:20h, e a vistoria encerra às 10:45h.
O piloto que não entregar o carro até esse horário, não toma tempo e larga da barra zero. A segunda chance para entrega do
carro para a vistoria será logo após a qualificação, ao chamado do diretor de provas.

CATEGORIA FALCON ENDURANCE

A vistoria será aberta às 9h.
A pista será desligada às 9:40h, e a vistoria encerra às 10h.
A equipe que não entregar o carro até esse horário, não toma tempo e larga da barra zero. A segunda chance para entrega do carro para a vistoria será logo após a qualificação, ao chamado do diretor de provas.

D2. DIAS E HORÁRIOS;

CATEGORIA FK NINJA

A vistoria será aberta às 17 horas.
A pista será desligada às 18:20h, e a vistoria encerra às 18:45h.
O piloto que não entregar o carro até esse horário, não toma tempo e larga da barra zero. A segunda chance para entrega do carro para a vistoria será logo após a qualificação, ao chamado do diretor de provas.

CATEGORIA FALCON

A vistoria será aberta às 9 horas.
Pista desliga às 10:20h, e a vistoria encerra às 10:45h.
O piloto que não entregar o carro até esse horário, não toma tempo e larga da barra zero. A segunda chance para entrega do
carro para a vistoria será logo após a qualificação, ao chamado do diretor de provas.

CATEGORIA FALCON ENDURANCE

A vistoria será aberta às 9h.
A pista será desligada às 9:40h, e a vistoria encerra às 10h.
A equipe que não entregar o carro até esse horário, não toma tempo e larga da barra zero. A segunda chance para entrega do carro para a vistoria será logo após a qualificação, ao chamado do diretor de provas.D3. TOMADA DE TEMPO E MONTAGEM DAS BATERIAS;

A qualificação será realizada na pista laranja, com tempo de 30 segundos.
A ordem da tomada de tempo será diretamente inversa a ordem de entrega dos carros para a vistoria.
Para as categorias Sprintt vale o melhor tempo de volta.
Para a categoria Endurance vale o menor tempo para a quantidade de 10 voltas.
As baterias serão montadas no seguinte padrão, oitavas, quartas, semi e final, podendo ser utilizado o sistema (ABCDDCBA) ou (ABCDABCD), exceto para a prova de ENDURANCE, que seguirá o padrão de corridas finais.
A montagem das baterias seguirá a seguinte ordem, 1º tempo (Fenda laranja), 2º tempo (Fenda branca), 3º tempo (Fenda vermelha), 4º tempo (Fenda verde), 5º tempo (Fenda azul), 6º tempo (Fenda amarela). O grid será montado conforme
demarcações na pista.

D4. TEMPO DE CORRIDA;

Não haverá WARM-UP em nenhuma das etapas.
Até 48 pilotos inscritos:

As baterias serão disputadas com o tempo de 180 segundos por fenda, e 120 segundos de intervalo.

Acima de 48 pilotos inscritos:
As baterias que antecedem as oitavas de final serão disputadas com o tempo de 120 segundos por 120 segundos de intervalo.

Para a prova ENDURANCE o tempo de corrida será de 10 minutos por fenda.
O intervalo entre as fases classificatórias será de 20 minutos, porém, com pista desligada nesse período. Se houver caso em que pilotos classificaram-se direto através da classificação (Tomada de tempo), esses também terão direito de fazer Box
nesse período de 20 minutos.

D5. VISTORIAS;

Um carro poderá ser vistoriado a qualquer momento durante a prova. No caso de ser encontrada irregularidade, o piloto poderá ser desclassificado, ou então deverá realizar os devidos reparos com a pista ligada, conforme decisão do diretor de
provas.

D6. BOX E MANUTENÇÕES;

O serviço de Box durante o intervalo está liberado.

D7. PREMIAÇÃO;

Todos os pilotos classificados para a final serão premiados com medalhas.
Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféus.
O CAMPEÃO de cada categoria terá o seu nome gravado na TAÇA DOS CAMPEÕES que fica exposta na GT Automodelismo.

D8. PUNIÇÕES;

Todas as punições serão julgadas e aplicadas pelo diretor de provas, conforme o peso do ato e as consequências.

D9. CONSIDERAÇÕES

O controle e a supervisão do campeonato serão exercidos pela comissão organizadora, juntamente com a direção de provas, bem como todas as questões não previstas nesse regulamento. As decisões serão soberanas. Todo e qualquer resultado de uma prova somente será considerado oficial depois de aprovado pelo diretor de provas.

corte

Adendo 01

Com relação aos campeonatos da GT, e principalmente para a Copa dos Campeões 2018, esse é o modelo de corte permitido para a caixa do motor FK, com induzido B52. 
Permitido a substituição de molas, carvões e buchas.
Proibido a utilização de rolamentos.

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